Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de matriz de colágeno aniônico para reparo de defeitos ósseos

Processo: 98/01294-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 1998
Vigência (Término): 30 de setembro de 2000
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Marcos Antonio Rossi
Beneficiário:Lenaldo Branco Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Colágeno   Reparo ósseo   Biomateriais   Carga elétrica

Resumo

O presente trabalho visa avaliar histologicamente o processo de reparo de cavidades ósseas preenchidas com uma matriz de colágeno aniônico. Serão testadas matrizes com 3 diferentes cargas elétricas tendo como controle uma hidroxiapatita comercialmente disponível (Interpore). As matrizes serão obtidas através do tratamento de pericárdio bovino para hidrólise dos grupos carboxamidas das moléculas de colágeno. Das matrizes conseguidas será feita análise da estrutura das fibras colágenas com microscopia óptica e eletrônica de transmissão e varredura, e posteriormente serão implantadas em tíbias de ratos para análise da cronologia e eventos teciduais do reparo dos defeitos ósseos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA‚ L.B.; GOISSIS‚ G.; ROSSI‚ M.A. Biocompatibility of anionic collagen matrix as scaffold for bone healing. Biomaterials, v. 23, n. 2, p. 449-456, 2002.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Lenaldo Branco. Estudo de biocompatibilidade de matrizes de colágeno aniônico para reparo de defeitos ósseos.. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.