Busca avançada
Ano de início
Entree

Possibilidades da escrita no avanço do senso comum para o saber científico na oitava série do ensino fundamental

Processo: 98/04499-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1998
Data de Término da vigência: 31 de março de 1999
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria José Pereira Monteiro de Almeida
Beneficiário:Odissea Boaventura de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino fundamental   Escrita   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Fundamental | Escrita | Saber Cientifico | Senso Comum

Resumo

A presente pesquisa parte de uma proposta de ensino com o tema energia, num enfoque pedagógico com características Bachelardianas. Serão investigados elementos que relacionem a escrita com a superação do senso comum no sentido do saber científico. Para tanto será proposta, a alunos de 8ª série do ensino fundamental, a redação de textos como: carta, diário, relato de aula, pequena estória etc. Para identificação desses elementos será utilizada a análise de discurso - na linha divulgada, entre outros por Eni Orlandi. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Odisséa Boaventura de. Possibilidades da escrita no avanço do senso comum para o saber cientifico na 8ª serie do ensino fundamental. 0000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.