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Modos de participação e apropriação de práticas sociais: um estudo sobre o uso de novas tecnologias por crianças e adolescentes com deficiência visual

Processo: 02/05217-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:Celma dos Anjos Domingues
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento cultural   Prática social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Cultural | Educacao | Interacao | Pratica Social | Tecnologia

Resumo

No âmbito das reflexões sobre recursos tecnológicos e deficiência visual e tendo em vista a difusão dos ambientes computacionais e seus efeitos na vida social, temos desenvolvido um projeto de intervenção, com aulas de computação para crianças e adolescentes com cegueira e baixa visão, num centro de reabilitação pertencente à Universidade Estadual de Campinas (Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof. Gabriel S. Porto). O Projeto de pesquisa tem como objetivo investigar os modos de apropriação e participação em práticas sociais e analisar as possibilidades e o impacto das "novas tecnologias" (computador, internet, etc.) nestes processos. Entendendo o desenvolvimento como um processo de apropriação e elaboração de cultura que se efetua nas relações sociais, algumas questões se colocam sobre as relações entre a mediação técnica e a semiótica, sobre autonomia, e os possíveis modos de ação e conhecimento afetados pelo uso do computador. Até agora, seis sujeitos com idades entre 10 e 13 anos têm participado do projeto. Quatro deles são cegos e dois têm baixa visão. As aulas têm freqüência semanal e duração de trinta a cinqüenta minutos. As atividades têm sido videogravadas e anotações em diário de campo complementam essa forma de registro. O material registrado é o ponto de partida para a análise da dinâmica das aulas e dos modos de participação dos sujeitos, analisando os processos de significação que emergem nas relações. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DOMINGUES, Celma dos Anjos. Modos de participação e apropriação de praticas sociais: um estudo sobre o uso de novas tecnologias por crianças e adolescentes com deficiencia visual. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.