Busca avançada
Ano de início
Entree

A disciplina de professores e alunos nas escolas públicas paulistas: um estudo da imprensa pedagógica entre 1945 e 1964

Processo: 97/03805-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1997
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1999
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Denice Barbara Catani
Beneficiário:Ana Laura Godinho Lima
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Disciplina (regra de conduta)   Escola pública   Historiografia   Professores   Alunos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Disciplina

Resumo

Esse projeto tem por finalidade estabelecer uma análise das "práticas" e "representações" sobre a disciplina docente e decente nas escolas públicas paulistas entre 1945 e 1964, a partir do estudo da historiografia referente ao período e mediante o exame da imprensa periódica educacional. Deve recorrer ainda a outras fontes, dentre as quais destacam-se os depoimentos de diretores, professores e alunos que freqüentaram os estabelecimentos de ensino na época, os quais devem permitir a identificação das concepções acerca da disciplina e das estratégias propostas para o controle da conduta de alunos e professores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)