Busca avançada
Ano de início
Entree

Infância: a cultura, o imaginário e o lúdico entrecruzam-se (estudo exploratório sobre o brincar em um espaço de educação não-formal em Paulínia, SP)

Processo: 96/01918-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1996
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 1998
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Olga Rodrigues de Moraes von Simson
Beneficiário:Renata Sieiro Fernandes
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicoterapia da criança   Ludoterapia   Brincadeiras   Imaginário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brincadeiras | Imaginario | Producao Cultural | Social | Tradicionais

Resumo

Buscar origem étnica/cultural de brincadeiras realizadas na rua por crianças, como essas brincadeiras aparecem no espaço de uma instituição de educação não-formal e, como o professor/educador, o adulto que interage com essas crianças, se relaciona com esse elemento lúdico. Basicamente, três pontos de discussão serão englobados: a questão da produção cultural, do aprender com o outro e da representação do imaginário social em relação aos modos de brincar, mais especificamente nas brincadeiras tradicionais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERNANDES, Renata Sieiro. Entre nos o sol: um estudo sobre as relações entre infancia, cultura, imaginarios e ludico na atividade de brincar, em um programa publico educacional não escolar, na cidade de Paulinia -SP. 1998. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.