Busca avançada
Ano de início
Entree

A saúde na escola: análise do conteúdo presente nos livros didáticos de segundo grau sobre os mecanismos de defesa do organismo

Processo: 98/04964-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 1998
Data de Término da vigência: 31 de março de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Sueli Parreira de Arruda
Beneficiário:Vânia Galindo Massabni
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino   Livro didático   Educação em saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Escolar | Ensino | Livro Didatico | Mecanismos De Defesa | Recursos Educativos | Saude

Resumo

A legislação do ensino no Brasil sugere que nos programas de escolaridade média incluam-se noções de saúde. A escola, como instituição educativa, pode e deve ter participação na formação do indivíduo para a cidadania, que é favorecida com a aproximação da Ciência com fatos e necessidades atuais da sociedade. A partir destas premissas, o ensino na área da saúde visa favorecer a formação do aluno, através da criação de hábitos e atitudes que o levem a promover tanto a sua saúde como a de sua comunidade. Vários conceitos estão envolvidos no entendimento do que é saúde, dificultando sua compreensão por parte dos alunos de diferentes faixas etárias. A discussão das formas de proteção do organismo, incluindo a noção de que a doença ocorre quando o organismo está frágil e desprotegido pode contribuir para a compreensão do tema. Até o momento, contudo, a escola tem colaborado que o conhecimento da saúde seja fragmentado, na medida em que tratam as doenças como temas centrais. A preocupação com o livro didático como instrumento decorre da necessidade de colocar os diferentes recursos educativos a serviço dos alunos. Além disto, o livro intervém de forma sistemática no conteúdo ensinado em sala de aula. De modo particularizado, tem-se verificado ainda que, embora participe ativamente na manutenção da saúde, o sistema de defesa do organismo humano tem recebido pouca ênfase no contexto escolar. Sabe-se hoje que o sistema imunológico é um sistema extremamente complexo, desempenhando uma variedade de funções na manutenção da homeostase e da saúde. Considerando que o livro didático é instrumento que deve auxiliar o aluno na interpretação da natureza e, assim sendo, incluir informações, conceitos e atividades que visem à manutenção da saúde, este estudo tem por finalidade identificar o conteúdo referente aos mecanismos de defesa dos organismos nos livros didáticos de 2º grau. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)