Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de regioes da proteina fator assistente de transmissao (hc-pro) envolvidas na supressao do silenciamento genico em plantas.

Processo: 00/02316-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2000
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Paulo Arruda
Beneficiário:Tiago Campos Pereira
Instituição Sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Inativação gênica   Sinergismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hc-Pro | Pvx | Pvy | Silenciamento Genico | Sinergismo

Resumo

As plantas freqüentemente são infectadas por mais de um vírus ao mesmo tempo. Um fenômeno intrigante é observado em plantas coinfectadas, por exemplo, pelo vírus Y (PVY) e pelo vírus X da batata (PVX): a doença que se desenvolve apresenta uma severidade muito maior do que a "soma" dos efeitos de infecções monovirais correspondentes. Curiosamente o genoma do PVX se acumula em maior intensidade do que durante sua infecção singular. Demonstrou-se que essa acumulação é mediada pelo PVY, mais especificamente por um de seus produtos gênicos, a proteína "fator assistente de transmissão" (HC-Pro). Um mecanismo comum de defesa anti-viral em plantas se baseia em impedir que o genoma viral se acumule na célula hospedeira. Estudos analisando a similaridade deste mecanismo com processos de silenciamento gênico descritos em plantas mostraram tratar-se do mesmo fenômeno. Recentemente demonstrou-se que a proteína HC-Pro é capaz de suprimir o silenciamento gênico de transgenes e de vírus, explicando a acumulação do genoma do PVX e conseqüentemente a severidade dos quadros patológicos observados em coinfecções virais. Neste trabalho pretendemos estudar o envolvimento de diferentes regiões da proteína HC-Pro do PVY no processo de supressão do silenciamento gênico, usando como modelo a coinfecção com PVX. A utilização de mutantes de deleção e pontuais da proteína HC-Pro permitirá estabelecer importantes funções de domínios específicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Tiago Campos. Estudo da atividade de supressão da proteina HC-Pro e analise do perfil de expressão de PTGS em cana-de-açucar. 0000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.