Busca avançada
Ano de início
Entree

Ação de xenobióticos em membranas biológicas e sintéticas

Processo: 96/08048-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 1997
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Nilce Correa Meirelles
Beneficiário:Sônia Valéria Pinheiro Malheiros Marques Fernandes
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biomembranas

Resumo

A ação da maioria das drogas sobre o organismo resulta de suas interações com componentes macromoleculares, muitos dos quais são componentes da membrana plasmática (ROSS, 1990). Além do mais, a capacidade de um composto químico interagir com membranas biológicas é o passo determinante para a sua absorção, distribuição, biotransformação, excreção, bem como, para o estabelecimento de sua atividade. No entanto, os detalhes da interação dos xenobióticos com as biomembranas estão longe de ser conhecidos e vêm merecendo atenção de inúmeras pesquisas. Este trabalho pretende estudar a interação de substâncias químicas que possuem conhecida atividade biológica com biomembranas. Escolhemos para este estudo três compostos químicos que são amplamente utilizados na clínica médica: a trifluoperazina que tem ação antipsicótica, a dibucaína, um anestésico local e o praziquantel, o anti-helmíntico de escolha no tratamento da esquistossomose. Utilizaremos como principal modelo de estudo a membrana do eritrócito por ser a membrana biológica melhor estudada, e daremos especial atenção à caracterização do fenômeno hemolítico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MALHEIROS‚ S.V.P.; MEIRELLES‚ N.C.; DE PAULA‚ E. Pathways involved in trifluoperazine-‚ dibucaine-and praziquantel-induced hemolysis. Biophysical Chemistry, v. 83, n. 2, p. 89-100, 2000.
MALHEIROS‚ S.V.P.; MEIRELLES‚ N.C.; VOLPE‚ P.L.O. A critical analysis of microcalorimetric methodology for drug-induced haemolysis. Thermochimica Acta, v. 328, n. 1, p. 121-127, 1999.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Ação de xenobioticos em membranas biologicas e sinteticas. 1999. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.