Busca avançada
Ano de início
Entree

A relacao entre escolaridade e o desenvolvimento da linguagem em criancas surdas em idade pre-escolar.

Processo: 99/01990-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1999
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2001
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Fabiola Ferrer Del Nero Mecca
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Surdez   Escolaridade   Linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criancas | Escolaridade | Linguagem | Surdez

Resumo

A aquisição da linguagem (oral ou sinal) é fundamental para que o surdo possa participar efetivamente do ambiente em que vive e expressar com facilidade suas necessidade básicas, utilizando-a como instrumento para seu desenvolvimento emocional, mental e de sua interação social. O período crítico para a aquisição da linguagem de sinais, como descrito por Wirz (1997), ocorre por volta dos 5 anos, e assim como as questões biológicas, o aspecto social tem influência direta nesse processo de aquisição. A escola, entendida como ambiente de socialização acaba por interferir na linguagem favorecendo o desenvolvimento da mesma (Vygotsky,1987). O presente projeto tem como objetivos a) verificar através de recontagem de estória a partir de cartões temáticos como ocorre o desenvolvimento da linguagem em crianças surdas na faixa etária de 3 a 5 anos e b) verificar a relação entre o grau de desenvolvimento de linguagem e a escolaridade dessas crianças. Serão avaliadas 20 crianças surdas com linguagem (oral ou de sinais) e/ou em nível pré-lingüístico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)