Busca avançada
Ano de início
Entree

Reatividade vascular a angiotensina "ii" e possiveis alteracoes nos mecanismos de controle da concentracao intracelular de calcio em arterias epigastricas de mulheres com pre-eclampsia.

Processo: 00/07762-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2000
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Cardiorenal
Pesquisador responsável:Rita de Cassia Aleixo Tostes Passaglia
Beneficiário:Fabio Ulisses Sales Rodrigues
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez   Angiotensina II   Cálcio   Pré-eclâmpsia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Angiotensina Ii | Arteria Epigastrica | Calcio | Gravidez | Pre-Eclampsia | Receptores At1 E At2

Resumo

A pré-eclâmpsia é uma causa importante de mortalidade e morbidade materna e fetal, e é caracterizada por aumento na resposta pressora a Ang II, vasoespasmo arteriolar generalizado, hipertensão, proteinúria e edema. A Ang II promove, entre outros efeitos, vasoconstrição direta pela ativação de receptores AT1 e trabalhos recentes sugerem que a ativação de receptores AT2 modularia negativamente as ações mediadas via AT1, Alterações da razão AT1/AT2 poderia ser um mecanismo envolvido na refratariedade aos efeitos da Ang II durante a gravidez normal, como foi demonstrado em artérias uterinas de ovelhas, e estas poderiam não ocorrer na pré-eclâmpsia. Alterações na reatividade vascular a outros vasoconstritores, além de Ang II, também são observadas em mulheres com pré-eclâmpsia. Como o Ca2+ tem papel central no mecanismo de vasoconstrição, é possível que os mecanismos que controlam a [Ca2+]i estejam alterados em artérias de mulheres com pré-eclâmpsia. Neste estudo pretendemos avaliar se 1) a reposta à Ang II está alterada em artérias epigástricas de grávidas com pré-eclâmpsia vs. grávidas normotensas; 2) artérias epigástricas de gestantes normotensas apresentam receptores AT1 e AT2, ou somente receptores AT1, 3) a razão AT1/AT2 estaria modificada em vasos de grávidas com pré-eclâmpsia e 4) existem alterações em mecanismos que controlam a [Ca2+] em artérias provenientes de mulheres com pré-eclâmpsia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)