Busca avançada
Ano de início
Entree

Contextualizando a prática de ensino: as histórias de vida de professores surdos de língua de sinais brasileira

Processo: 01/12391-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Leland Emerson McCleary
Beneficiário:Tarcísio de Arantes Leite
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História oral   Professores   Surdez   Linguagem de sinais   Língua Brasileira de Sinais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Reflexivo | Historia Oral | Lingua De Sinais

Resumo

O presente projeto apresenta como proposta uma investigação sobre as histórias de vida de professores surdos de línguas de sinais brasileira. Espera-se que a análise das experiências coletadas possa oferecer importantes elucidações sobre o modo como se constituem as suas práticas enquanto professores. Motivada por uma necessidade emergencial de melhoria na qualidade do ensino de língua de sinais brasileira como segunda língua, esta pesquisa pretende disponibilizar uma base de dados crítica que possa servir como ponto de referência para elaboração de possíveis "planos de intervenção" nesse campo de ensino. Os relatos serão coletados e transformados em narrativas seguindo a abordagem geral da história oral de vida e da história oral temática - entrevistas, transcrições, textualizações e transcriações - e as análises serão complementadas por descrições de natureza etnográfica. A investigação visa a integrar o Projeto Temático de Pesquisa intitulado "Histórias da Comunidade Surda de São Paulo: Narrativas e Narratividades". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEITE, Tarcísio de Arantes. O ensino de segunda língua com foco no professor: História oral de professores surdos de língua de sinais brasileira. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.