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Reciclagem de pneus atraves da conversao a baixa temperatura - (cbt).

Processo: 00/10827-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2001
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2002
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Daltro Garcia Pinatti
Beneficiário:Isaías de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Pirólise   Energia   Resíduos industriais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Energia | Negro De Fumo | Pirolise | Reciclagem De Pneu | Residuos Industriais

Resumo

A partir da revisão bibliográfica sobre tecnologia de fabricação de pneus define-se duas principais tecnologias para reciclagem dos mesmos para atender a Resolução CONAMA n 258 de 26/08/99 publicado no DOU de 02/12/99: queima de pneus picados em fornos de cimento com custo de US$ 113,00/t e conversão a baixa temperatura com produção de negro de fumo recuperado (NFR), óleos leves e gases não condensáveis. O NFR pode substituir o negro de fumo original em 50% na fabricação de pneu e 100% na fabricação de emborrachados (sapatos, mantas, pisos, etc.). A reciclagem de pneu será rentável se a mesma for acoplada ao CEPIL - Centro de Processamento Integrado do Lixo e sua Termoelétrica. Com esta tecnologia alcança-se nível total de reciclagem dos resíduos domésticos e industriais (lixo, lodos municipais e indústrias, pneus, reuso das águas e recuperação do CO2). É possível, portanto alcançar a poluição nula com rentabilidade econômica (eco-eco = ecologia econômica). (AU)

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