Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de introns do Grupo I no SSU rDNA de diferentes populações de Porphyra spiralis (Bangiales, Rhodophyta) e filogenia molecular de Porphyra ssp.

Processo: 02/05875-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Mariana Cabral de Oliveira
Beneficiário:Daniela Milstein
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Genes   Íntrons

Resumo

Intron do grupo I são caracterizados por apresentarem uma estrutura secundária conservada e por serem auto processantes. Introns do grupo I podem ser encontrados no gene nuclear que codifica para o RNA ribossômico da subunidade pequena do ribossomo (SSU rDNA) de algumas espécies de Bangia e Porphyra. O intron é distribuído de forma irregular, podendo ocorrer ou não em indivíduos da mesma espécie. Porphyra spiralis var. amplifolía ocorre nas costas sul e sudeste do litoral brasileiro, e apresenta uma variação geográfica no tamanho dos introns. Isto despertou o interesse em utilizar esta espécie como um modelo experimental para testar hipóteses sobre a mobilidade e herança desses elementos genéticos, além de verificar a possibilidade de usá-los para delimitar populações. O intron será analisado juntamente com o gene SSU rDNA e o espaçador ITS, e árvores filogenéticas serão construídas para elucidar a biogeografia do intron e do hospedeiro para tentar compreender a origem do gênero Porphyra. Além disso, serão analisadas a ocorrência de fluxo gênico, a distribuição de freqüências alélicas, a estrutura populacional e a diversidade genética entre as populações. A distribuição de introns nas espécies de Porphyra, variedades e indivíduos é bastante complexa e ainda precisa ser melhor caracterizada. Dados sobre a distribuição dos introns poderão trazer informações relevantes sobre a evolução desses elementos no genoma dos eucariotos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MILSTEIN, Daniela. Diversidade molecular das espécies de Porphyra do Brasil. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.