Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificacao de genes da cana-de-acucar envolvidos na interacao com xanthomonas albilineans, o agente causal da doenca da folha escaldada.

Processo: 00/02179-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Jesus Aparecido Ferro
Beneficiário:Karina Maia Dabbas
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Expressão gênica

Resumo

A doença da folha escaldada (escaldadura), uma das principais doenças da cana-de-açúcar, é causada por uma bactéria que coloniza o xilema do vegetal, a Xanthomonas albilineans. A transmissão desta doença ocorre de forma mecânica durante o corte da lavoura com o uso de facão ou implementos agrícolas. A sintomatologia na fase crônica é caracterizada principalmente pelo aparecimento de uma faixa branca ao lado da nervura central da folha até ficar totalmente queimada, sendo observado também o multibrotamento. A escaldadura da cana-de-açúcar acomete várias regiões em todo o mundo e se dissemina de forma rápida nas lavouras de variedades susceptíveis, as quais tem então que serem substituídas por variedades resistentes. O objetivo deste trabalho é identificar os genes cuja expressão é induzida na cana-de-açúcar quando infectada pela Xanthomonas albilineans. Em diferentes tempos após a inoculação o RNA total será extraído e, após transformação dos RNAm poli (A+) em cDNAs, estes serão utilizados como sonda (33P) para análise, através da técnica de "macroarray", de clones de cDNAs obtidos pelo projeto Genoma. Os genes (cDNAs) que apresentarem expressão diferencial, ou que se revelaram positivo apenas nas plantas doente, serão localizados, re-seqüenciados e comparado com seqüências depositadas em banco de dados internacionais para a identificação das proteínas codificadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KARINA MAIA DABBAS; MARIA INÊS TIRABOSCHI FERRO; NELI MARTINS DE BARROS; MARCELO LUIZ DE LAIA; SONIA MARLI ZINGARETTI; POLIANA FERNANDA GIACHETTO; VICENTE ALBERTO DE MORAES; JESUS APARECIDO FERRO. Genes diferencialmente expressos em cana-de-açúcar inoculada com Xanthomonas albilineans, o agente causal da escaldadura da folha. Summa Phytopathologica, v. 32, n. 4, p. 328-338, Set. 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DABBAS, Karina Maia. Identificação de genes diferencialmente expressos em cana-de-açúcar inoculada com Xanthomonas albilineans, o agente causal da escaldadura da folha. 2004. vii,59 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.