Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo, via simulacao molecular, da interacao de dois peptidios da regiao 115-129 da "miotoxina ii" do veneno da serpente "bothrops asper" com membranas celulares.

Processo: 00/09383-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Leo Degreve
Beneficiário:Marcos Roberto Lourenzoni
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Simulação de dinâmica molecular   Bothrops asper   Mionecrose   Membrana celular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bothrops Asper | Dinamica Molecular | Membrana Celular | Mionecrose | Peptidios | Simulacao Molecular

Resumo

A miotoxina II do veneno da serpente Bothrops asper é uma fosfolípase A2 (PLA2) que tem uma grande diversidade de ações tóxico/farmacológicas, entre elas está a necróse muscular. As características estruturais que determinam a ação tóxica desta PLA2 são ainda desconhecidas. A região entre os resíduos 115-129 que está envolvida com o mecanismo citolítico "in vitro", corresponde a um peptídio de 13 aminoácidos, p115-129. Anticorpos derivados de p115-129 reduzem a mionecrose induzida pela miotoxina II. Foi demonstrado que a mutação de três tirosinas de p115-129 por três triptofanos(p115W) acentua a atividade miotóxica e reproduz todas as atividades tóxicas da miotoxina.II. A ação bactericida de p115W sobre a "E. Coli" e seu pequeno tamanho poderá torná-lo um dos principais compostos para o desenvolvimento de novos agentes antimicrobiais. Será utilizado simulação molecular nos "ensembles" NVT e NPT para estudar as estruturas de solvatação destes peptídios em meio aquoso. Também será estudado como e quais são as interações entre os peptídios e as membranas. Este estudo visa explicar como os peptídios interagem com a membrana causando o dano. Uma vez entendido o mecanismo de dano serão sugeridos novas mutações que consideram a natureza hidropática dos aminoácidos. Estas mutações deverão atender os pré requisitos para a produção de anticorpos e antibióticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOURENZONI, Marcos Roberto. Estudo, via simulação molecular, da interação de dois peptídeos da região 115-129 da miotoxina II do veneno da serpente Bothrops asper com membranas celulares.. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.