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Mutirao de saberes na jureia: a escola e a discussao sobre a unidade de conservacao na barra do ribeira, iguape, sp.

Processo: 00/09452-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Beneficiário:Alik Wunder
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pesquisa-ação   Vale do Ribeira (SP)   Educação ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Ambiental | Pesquisa-Acao | Vale Do Ribeira

Resumo

A Barra do Ribeira situa-se às margens da Estação Ecológica Juréia-Itatins (EEJI) que preserva parte dos fragmentos de Mata Atlântica e é também cenário de muitos conflitos gerados pelas demarcações da EEJI, devido à restrição do uso da terra e dos recursos naturais à população local e conseqüente diminuição das suas possibilidades de renda. Estes conflitos são conseqüência de um processo de implantação destas áreas protegidas que não levou em conta, de maneira satisfatória, a cultura e a forma de relacionar-se com o meio das populações locais. Supomos que a escola da Barra do Ribeira ao refletir sobre o modelo de relações culturais que se estabeleceram na região durante a implantação da Estação terá a oportunidade de identificar também no ensino formal uma tendência de imposição cultural e epistemológica. O objetivo do trabalho é compreender e analisar como se estabelece a relação dos professores com os diferentes saberes, em especial com o conhecimento científico, a partir de um trabalho de formação de um grupo de professores que pesquise os diferentes Saberes sobre uma problemática ambiental referente à Unidade de Conservação e seu entorno, e produza conhecimentos sobre este tema. O princípio da metodologia utilizada será o reconhecimento do professor como sujeito e não objeto da pesquisa, tendo como fonte de referência aspectos da metodologia de pesquisa-ação e da concepção do professor como pesquisador. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WUNDER, Alik. Encontro das aguas na barra do ribeira: imagens entre experiencias e identidades na escola. 0000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.