Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das propriedades relogicas e termicas de suspensoes e geis de amido de amaranto.

Processo: 01/12840-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2002
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Florência Cecília Menegalli
Beneficiário:Luciana Brito Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Reologia   Amaranto   Amido
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amaranto | Amido | Reologia

Resumo

Será utilizada a variedade "Amaranthus Cruentus" produzida pela Embrapa-Cerrados. O amido será extraído do grão de amaranto pela técnica da moagem úmida (Perez et al, 1993). Depois de extraído o amido será feita a caracterização química (% proteína, lipídeos, cinzas, amilose e amilopectina) e física do mesmo pela determinação da umidade, dos índices de absorção de água, de inchamento e de solubilidade. A caracterização da amilose e da amilopectina do amido de amaranto será feita por meio da medição da viscosidade intrínseca das duas frações. O fracionamento do amido em amilose e amilopectina será realizado por meio da combinação de duas técnicas de fracionamento, a precipitação fracionada em MgS04 e a dispersão em meio alcalino (Garcia et al ,1995). A determinação da viscosidade intrínseca da amilose e da amilopectina será feita pelo método de Kawabata et al (1984). Serão determinadas as propriedades reológicas em estado estacionário para suspensões de amido de amaranto: 5% a 15% de concentração em função da temperatura. A cinética de gelatinização será determinada, para diversas formulações de amido, cloreto de sódio e sacarose por reologia dinâmica e Analise diferencial Térmico. A estrutura dos géis em função da temperatura, concentração de amido e solutos será analisada através da determinação dos espectros mecânicos por ensaios oscilatórios. Será utilizado um Reometro de Tensão controlada (Carrimed-LS2-500) e um DSC-modulado TA2950. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Luciana Brito. Caracterização de suspensões e geis de amido de amaranto: efeito da adição de sacarose e NaCI nas propriedades reologicas e termicas. 0000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas, SP.