Busca avançada
Ano de início
Entree

Analises estatistica multivariada e filogenetica dos dipnoicos sul-americanos. comparacoes bioticas com o gondwana ocidental.

Processo: 01/12575-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de março de 2006
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Reinaldo José Bertini
Beneficiário:Carlos Eduardo Vieira Toledo
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Histologia   Estratigrafia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bio-Estratigrafia | Dipnoi | Estratigrafia | Histologia

Resumo

No âmbito dos sarcopterigios, os dipnóicos constituem um grupo de peixes que resistiram a várias modificações ambientais e bióticas, no correr do tempo geológico. Surgiram no Devoniano, tendo sido também neste período que experimentaram uma grande explosão filogenética, ocupando águas marinhas e continentais, de maneira quase cosmopolita. Gradativamente confinaram-se ao Hemisfério Sul. Atualmente ocorrem apenas em continentes que fizeram parte do Gondwana. Trata-se de um grupo bastante estudado em outros países, e seu registro ocorre especialmente através de placas dentárias isoladas. Existem relativamente poucas ocorrências deste grupo no Brasil, sendo distribuídos do Paleozóico ao Cenozóico, em diversas bacias sedimentares. As mais importantes localidades ocorrem nas bacias do Paraná (região de Rio Claro, São Paulo), de São Luís (Maranhão) e do Acre, região de Rio Branco (Acre). A Análise Estatística Multivariada surge como nova ferramenta de auxílio à Taxonomia, tendo sido utilizada crescentemente a nível mundial. A associação de Análise Estatística Multivariada com Sistemática Filogenética e Histologia, pode contribuir para o entendimento evolutivo deste grupo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOLEDO, Carlos Eduardo Vieira. Análises estatística multivariada e filogenética dos dipnoiformes brasileiros. Comparações bióticas com o Gondwana ocidental. 2006. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.