Busca avançada
Ano de início
Entree

Argumentacao nas aulas de fisica.

Processo: 99/11402-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2000
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Anna Maria Pessoa de Carvalho
Beneficiário:Maria Candida Varone de Morais Capecchi
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física   Ensino de ciências   Argumentação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Argumentacao | Ensino De Ciencias | Ensino De Fisica | Interacoes Discursivas

Resumo

A partir de uma concepção de aprendizagem de Ciências como uma aculturação autônoma (Cobern e Aikenhead, 1998) - em que o aprendiz transpõe as fronteiras entre sua cultura cotidiana e a cultura científica, aprendendo a utilizar-se das vantagens de cada uma em contextos específicos - o espaço para uma participação ativa dos alunos em discussões em sala de aula, através das quais tenham a oportunidade de ensaiar o uso de argumentos com características do pensamento científico, parece-nos fundamental. O presente projeto de pesquisa está voltado para o estudo das interações discursivas, aluno - aluno e alunos - professor, que se estabelecem em sala de aula para que um ambiente propício ao desenvolvimento de uma argumentação científica seja criado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)