Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da importancia do nucleo do tracto solitario (nts) no controle da pressao arterial de ratos espontaneamente hipertensos (shr) e ratos wistar-kyoto (wky).

Processo: 98/06476-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1998
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Eduardo Colombari
Beneficiário:Monica Akemi Sato
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aminoácidos   Pressão sanguínea   Ratos endogâmicos SHR   Núcleo solitário   Hipertensão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aminoacidos | Hipertensao | Nts | Pressao Arterial | Quimiorrecptores | Shr

Resumo

Vários estudos têm sugerido a participação dos neurônios catecolaminérgicos do tronco cerebral nos mecanismos de hipertensão dos SHR. Os quimiorreceptores arteriais também parecem estar envolvidos nos mecanismos de hipertensão dos SHR. O NTS comissural (NTScom) contém os neurônios catecolaminérgicos do grupamento A2. A lesão eletrolítica do NTScom abole as respostas dependentes da ativação dos quimiorreceptores arteriais. Além disso, alterações no metabolismo de aminoácidos centrais parecem estar envolvidos na hipertensão dos SHR. A micro-injeção de L-glutamato (L-glu) no NTS intermediário (NTSi) de SHR anestesiados produz hipotensão e bradicardia. Outros estudos demonstraram o aparecimento de respostas opostas na pressão arterial à micro-injeção de L-glu no NTSi de ratos normotensos. Portanto, o presente estudo visa avaliar 1) o efeito da lesão eletrolítica e química do NTScom na pressão arterial de SHR e WKY, 2) o efeito da micro-injeção de L-glu no NTSi de SHR não anestesiados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)