Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e aplicacao de um programa para aprimorar a compreensao e aumentar o interesse por leitura em alunos de series iniciais.

Processo: 96/12716-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1997
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Josineide Alves Santos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Leitura   Compreensão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compreensao | Leitura | Motivacao Por Ler | Reforco Artificial | Reforco Natural

Resumo

A aquisição do comportamento de ler é a preocupação central da escola, porém parece que pouco tem sido feito para colocar este comportamento sob controle de reforços naturais, presentes na própria atividade da leitura, de maneira que se desenvolva o hábito de ler. O uso excessivo de reforços artificiais, associado à ausência de práticas que promovam a compreensão da leitura são fatores que expressam essa situação e parecem estar relacionados com a falta de engajamento dos alunos em comportamentos de ler auto-mantidos. Embora seja possível constatar uma ausência do hábito de ler - mesmo nas pessoas escolarizadas - não existem procedimentos sistematizados que permitam aferir o interesse por leitura. O presente estudo tem como objetivos, portanto, validar um procedimento para identificar interesse por leitura em alunos das séries iniciais (Santos, 1996) e desenvolver e aplicar um programa para aprimorar a compreensão e aumentar o interesse por leitura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)