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O trabalho infanto-juvenil a partir de uma visao socio-historica de desenvolvimento psicologico.

Processo: 96/07919-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1997
Data de Término da vigência: 30 de junho de 1998
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Zilma de Moraes Ramos de Oliveira
Beneficiário:Luciane Sa de Andrade
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Desenvolvimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento | Educacao | Socio-Interacionismo

Resumo

Esse estudo pretende discutir o trabalho infanto-juvenil a partir de uma perspectiva baseada nos trabalhos de Vygotsky e Wallon, uma vez que grande contingente de jovens brasileiros insere-se no mundo do trabalho antes do término da escolarização obrigatória e em condições, muitas vezes, inadequadas. Através de entrevistas, observações da situação escolar e do trabalho e de um levantamento exaustivo das atividades desenvolvidas por 6 jovens entre 10 e 14 anos, serão mapeados os mediadores sócio-culturais presentes no cotidiano de cada um desses jovens. Pretende-se, assim, investigar como a escola, o trabalho e outras atividades desenvolvidas pelos jovens articulam-se como recursos potenciais de desenvolvimento. (AU)

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