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Busca de qualidade em ambientes educacionais coletivos para criancas de 0-30 meses: um estudo sobre a" infant/toddler environment rating scale".

Processo: 00/13328-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2001
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Mara Ignez Campos de Carvalho
Beneficiário:Tatiana Noronha de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:97/09583-4 - Análise do desenvolvimento humano enquanto uma construção através de uma rede dinâmica de significados, AP.TEM
Assunto(s):Creches
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Creche | Educacao Infantil Coletiva

Resumo

Dando continuidade a um estudo exploratório sobre a Infant/Toddler Environment Rating Scale, uma escala norte- americana para avaliar a qualidade dos ambientes em instituições para crianças de 0-30 meses, o presente trabalho tem como objetivo verificar sua precisão e validação em creches de Ribeirão Preto. A escala é composta por 35 itens, agrupados em 7 sub-escalas, cada um sendo pontuado de acordo com as condições observadas: (1) inadequado, (3) mínimo, (5) bom, (7) excelente; os escores 2/4/6 serão dados quando estiverem presentes todas as condições da pontuação inferior e pelo menos a metade da pontuação superior. O estudo consta de três etapas: (1) treinamento e familiarização do aplicador -aplicação em creches filantrópicas (término decidido com base em um teste de acordo entre observadores independentes); (2) precisão da escala- analisada através de um teste de acordo entre observadores independentes em creches municipais e pela comparação com a avaliação de uma creche universitária de alta qualidade; (3) validação- serão confrontados os critérios de qualidade contidos na escala com documentos oficiais e serão analisadas as opiniões sobre a escala, de duas especialistas em educação infantil, visando adequar o instrumento à nossa realidade sócio-histórica, com a preocupação de promover a busca de qualidade nas instituições de educação infantil. (AU)

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