Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização no problema do carregamento de carga dentro de contêineres

Processo: 00/14567-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2001
Data de Término da vigência: 31 de março de 2003
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Reinaldo Morabito Neto
Beneficiário:Fabiana Oliveira Cecilio
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Logística   Heurística   Problemas de corte e empacotamento   Problemas de carregamento de contêineres
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carregamento De Conteiner | Heuristica | Logistica

Resumo

Este projeto de pesquisa refere-se a um caso particular dos problemas de corte e empacotamento, denominado problema do carregamento de contêineres (Container loading problem). De acordo com a tipologia de DYCKHOFF (1990), este problema é classificado como 3/B/O/F, cuja notação representa todos os PCE tridimensionais (3) com uma única unidade grande (O) e poucas unidades pequenas (F), onde uma seleção das unidades pequenas (B) deve ser alocada na única unidade grande. O problema do carregamento consiste em alocar itens (caixas) de vários tamanhos e formas retangulares dentro de objetos maiores (contêineres, caminhões), de maneira a otimizar uma função objetivo, por exemplo, maximizar o aproveitamento do espaço disponível. Nossa motivação em estudá-lo deve-se à sua importância nas atividades logísticas de movimentação, armazenagem e transporte de produtos, por exemplo, na redução de custos destas atividades e na redução do tempo de carregamento e descarregamento de contêineres e caminhões. Nossos principais objetivos nesse projeto são: (i) estudar métodos exatos e aproximados para o problema de Carregamento de contêineres, (ii) desenvolver novas heurísticas para resolvê-lo, e (iii) analisar e comparar os resultados destas heurísticas com os resultados obtidos pelos métodos conhecidos em exemplos da literatura, exemplos aleatórios, e em situações reais de carregamento de contêineres. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)