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Educação infantil no Brasil e no Chile: entraves e possibilidades na promoção de desenvolvimento da criança pequena

Processo: 00/11623-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2001
Data de Término da vigência: 04 de setembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Clotilde Therezinha Rossetti Ferreira
Beneficiário:Fabiola Maria Ramon
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento humano   Desenvolvimento infantil   Educação infantil   Políticas públicas   América Latina   Brasil   Chile
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:America Latina | Desenvolvimento Humano | Educacao Infantil | Politicas Publicas | Programas De Educacao Infantil

Resumo

A importância dos primeiros anos de vida e sua relação com as mudanças que vêm ocorrendo na educação infantil tem sido amplamente discutidas e divulgadas. Na América Latina, o aumento da demanda, as transformações sociais e nas políticas públicas têm influenciado reformas educacionais ao analisarmos documentos da área em 9 países latino- americanos, verificou-se a predominância de um discurso homogêneo norteado pelo Banco Mundial que objetiva a descentralização e universalização da educação, o combate à pobreza e a implantação de políticas compensatórias, sem que fossem considerados a diversidade do contexto dos países. Uma visão sistêmica que nos aponta a relação entre os vários contextos de desenvolvimento e os diferentes aspectos neles implicados faz-se necessária. Partimos desta visão e objetivamos realizar, por meio de análise de documentos, um estudo comparativo de Brasil e Chile, países que apresentam contextos socioeconômicos e culturais diversos e diferentes taxas de escolarização, a fim de verificar como este discurso homogeneizador, que vem definindo políticas semelhantes aos dois países, está sendo incorporado nessas diferentes realidades, a partir de programas de educação infantil propostos em cada um deles. As etapas de execução da pesquisa são: 1) coleta do material: solicitação e catalogação; 2) revisão bibliográfica; 3) entrevistas com pesquisadores, 4) descrição dos programas e políticas e 5) análise comparativa macroanalítica entre os dois países. (AU)

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