Busca avançada
Ano de início
Entree

A sobrecarga emocional no cuidador familiar de crianças que exigem cuidados especiais

Processo: 02/11665-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2003
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Manoel Antônio dos Santos
Beneficiário:Maria Ângela Favero Nunes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cuidadores   Transtorno autístico   Crianças autistas   Família   Resiliência psicológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autismo | Cuidador | Enfrentamento | Estresse | Familia | Resiliencia

Resumo

Alterações significativas são introduzidas no ciclo de vida familiar quando emerge a condição especial de uma doença crônica. Um fator importante a ser considerado é a construção de estratégias de enfrentamento (coping) que capacitam o cuidador familiar a criar alternativas de redução do estresse. O enfoque da presente pesquisa recai na verificação, através da avaliação psicológica, do impacto psicossocial percebido pelas mães de crianças com transtorno autista e a construção de formas e estratégias de enfrentamento. As participantes serão 20 mães de crianças portadoras do transtorno autista, vinculadas a duas instituições de atendimento localizadas no interior do estado de SP. Será realizada entrevista com base em um roteiro semi-estruturado e aplicados instrumentos de avaliação padronizados: Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL), Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus, Inventário Beck de Depressão e Escala de Qualidade de Vida (WHOQoL-bref), complementados por um questionário de identificação do perfil sócio-demográfico e cultural. As entrevistas serão gravadas em áudio, transcritas e submetidas à análise de conteúdo temática. Os protocolos dos inventários e escala serão cotados segundo as recomendações específicas da literatura especializada disponível para cada instrumento. Para a verificação estatística das relações existentes entre as variáveis do estudo será utilizado o coeficiente de correlação não-paramétrico de Spearman. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA ÂNGELA FÁVERO-NUNES; MANOEL ANTÔNIO DOS SANTOS. Depressão e qualidade de vida em mães de crianças com transtornos invasivos do desenvolvimento. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 18, n. 1, p. 33-40, . (02/11665-9)
MARIA ANGELA FAVERO-NUNES; MANOEL ANTÔNIO DOS SANTOS. Itinerário terapêutico percorrido por mães de crianças com transtorno autístico. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 23, n. 2, p. 208-221, . (02/11665-9)