Busca avançada
Ano de início
Entree

A relacao sociedade-natureza em um assentamento de reforma agraria vizinho a uma unidade de conservacao no pontal do paranapanema-sp.

Processo: 99/07213-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Rural
Pesquisador responsável:Ricardo Abramovay
Beneficiário:LUIZ CARLOS BEDUSCHI FILHO
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRO-PGRAD). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reforma agrária   Assentamento rural   Áreas de conservação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assentamentos Rurais | Meio Ambiental | Reforma Agraria | Relacao Sociedade Natureza | Sociologia Rural | Unidades De Conservacao

Resumo

A pesquisa pretende caracterizar a relação Sociedade-Natureza em um assentamento de reforma agrária localizado no entorno de uma Unidade de Conservação na região do Pontal do Paranapanema. A interação entre populações tradicionais e a conservação da biodiversidade tem sido cada vez mais considerada nos trabalhos relacionados à questão das áreas protegidas. Porém, as comunidades assentadas na região em estudo não são exatamente tradicionais, principalmente no que se refere ao conhecimento da natureza. Por outro lado, podem exercer um papel importante na manutenção de áreas florestais, visto que o sistema de produção que geralmente as caracteriza não produz efeitos tão nocivos quanto os sistemas de produção predominantes na região. É necessário, portanto, verificar quais as formas de organização social e as relações estabelecidas entre a comunidade do Assentamento Rural Gleba Ribeirão Bonito e os recursos naturais contidos no Parque Estadual Morro do Diabo. Aparentemente o que se observa é que existe uma relação não predatória entre a comunidade e a floresta, o que nos coloca uma questão fundamental: o que leva à tal relação, aparentemente não predatória, entre Sociedade e Natureza? (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BEDUSCHI FILHO, LUIZ CARLOS. Sociedade, natureza e reforma agrária: assentamentos rurais e unidades de conservação na região do Pontal do Paranapanema\.. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE/BT) São Paulo.