Busca avançada
Ano de início
Entree

Publico, privado e o individuo no novo capitalismo.

Processo: 00/11442-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2001
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Sigmar Malvezzi
Beneficiário:Pedro F Bendassolli
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Subjetividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Construcionismo | Subjetividade

Resumo

Esta pesquisa visa a identificar e descrever algumas das possíveis formas de subjetivação que podem estar emergindo das e se reproduzindo nas atuais condições do mercado de trabalho e da economia globalizada. Em particular, busca-se analisar algumas das principais condições que tornaram possíveis e mesmo aceitáveis, em alguns discursos que tratam de emprego e desempenho profissional e/ou empresarial, os novos vocabulários que estão a formar uma certa imagem de sujeito, num momento em que estão corroídas as bases tradicionais da sociedade do trabalho (o pleno emprego). Para tanto, serão analisados alguns textos mediáticos que, dentro do contexto brasileiro, se encarregam de apresentar informações, instituir crenças e disseminar vocabulários que privilegiam certas características subjetivas em detrimento de outras, balizando um possível conjunto de regras acerca de quem e/ou como deve ser o indivíduo num momento de importantes mudanças no mercado de trabalho, na economia e nas modalidades de vinculação social. A pesquisa, metodologicamente falando, será conduzida tendo por base algumas das reflexões oriundas da chamada neopragmática da linguagem e da perspectiva construcionista em Psicologia Social, articulando, ao mesmo tempo, um resgate teórico geral sobre o tema em estudo e uma análise de conteúdo de textos e/ou artigos derivados das revistas Exime, Você S.A. (ambas da editora abril) e uma seção do jornal Folha de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)