Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuicao para o estudo de imagem em marketing - um estudo de casos.

Processo: 95/01919-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1995
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 1996
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Rubens da Costa Santos
Beneficiário:Ana Lúcia Damasceno Moura Fé
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Posicionamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Imagem Corporativa | Imagem Da Marca | Imagem De Bancos | Imagem De Marketings | Imagem De Produtos | Posicionamento

Resumo

Para muitos estudiosos em marketing, as imagens que os públicos têm em mente acerca de uma empresa, de seus produtos ou de suas marcas constituem-se elementos determinantes do sucesso da companhia. O presente trabalho aborda essa questão, buscando lançar luz sobre o complexo conceito de imagem e, em especial, sobre um tipo específico de imagem: a imagem de marketing da empresa. Esse novo conceito, proposto por Barich e Kotler, refere-se à maneira como as pessoas vêem a qualidade da oferta geral de marketing da empresa e dos elementos que integram o seu composto de marketing. A pesquisa deverá ser desenvolvida em duas etapas: a primeira inclui levantamento bibliográfico e entrevistas com especialistas (levantamento de experiência), objetivando, além da clarificação conceitual, a apresentação do modelo de imagem de marketing e um estudo sobre a possibilidade de sua aplicação no mercado bancário. A segunda etapa constitui-se estudo de caso em duas empresas do setor financeiro, com o intuito de conhecer a situação dessas empresas no que se refere às suas ações atuais de marketing visando a imagem, e a viabilidade de utilização do conceito de Barich e Kotler. Por fim, intenciona-se elaborar hipóteses necessárias para o aprofundamento de estudos específicos sobre a imagem de marketing. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)