Busca avançada
Ano de início
Entree

Construcao de minigenes para avaliacao de mutacoes que alteram os sitios de splicing do gene responsavel pela glicogenose tipo 1a (doenca de von gierke).

Processo: 98/15654-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1999
Data de Término da vigência: 31 de março de 2001
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Edi Lúcia Sartorato
Beneficiário:Fernanda de Castro Reis
Instituição Sede: Reitoria. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Glicogenese | Minigenes | Von Gierke

Resumo

A doença de Von Gierke é uma doença de depósito de glicogênio (GSD) cujo defeito genético reside na deficiência da glicose 6- fosfatase (G6Pase), enzima responsável pela manutenção da glicose sangüínea. O estudo de mutações no gene da G6Pase, permite que diagnóstico do paciente seja realizado em sangue periférico ou cultura de fibroblastos, fazendo desnecessária a biópsia hepática. Além da determinação de mutações, é muito importante analisar se a mutação é realmente a causa da doença, isto é, se a troca do DNA na seqüência modifica o fenótipo. A análise de expressão, ou análise funcional do gene, nem sempre é possível, principalmente quando a proteína estudada não se expressa em todos os tecidos, como é o caso da G6Pase. Estudos de expressão in vitro, usando minigenes, podem ser, a prova final de que uma mutação tem um efeito ou se trata de uma variação neutra. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REIS, Fernanda de Castro. Construção de minigenes para avaliação de mutações que açlteram o sitio de splicing do gene responsavel pela glicogenose tipo Ia (Doença de Von Gierke). 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.