Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto politico pedagogico: a construcao de sentido na atividade pedagogica.

Processo: 02/10875-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 31 de março de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marilene Proença Rebello de Souza
Beneficiário:Flavia da Silva Ferreira Asbahr
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Projeto político pedagógico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Projeto Politico Pedagogico | Significacao Social

Resumo

Consideramos o projeto político pedagógico um importante instrumento de gestão democrática da escola pública, sendo um dos elementos estruturantes da identidade da instituição escolar. Sua construção deve nortear as finalidades, compromissos e atividades da unidade escolar. Este projeto de pesquisa tem como objetivo central investigar em que aspectos e como a construção do projeto político pedagógico pode contribuir para a (re)significação das atividades pedagógicas realizadas pelos professores da escola pública e, conseqüentemente, para a transformação destas atividades. Para tanto, nosso estudo estará centralizado numa escola pública de ensino fundamental que esteja desenvolvendo o projeto político pedagógico e buscando articulá-lo com as atividades pedagógicas cotidianas. A metodologia de pesquisa será o estudo de caso do tipo etnográfico. Os procedimentos utilizados serão: observação participante; entrevistas com professores, equipe técnica e demais segmentos escolares e análise de documentos. Os dados serão analisados utilizando-se o método hermenêutico-dialético proposto por Minayo (1992). Acreditamos que esta pesquisa poderá trazer subsídios para que educadores e pesquisadores em educação possam refletir sobre suas práticas e sobre o papel do projeto político pedagógico como articulador das finalidades educacionais e das atividades pedagógicas cotidianas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ASBAHR, Flavia da Silva Ferreira. Sentido pessoal e projeto político pedagógico: análise da atividade pedagógica a partir da psicologia histórico-cultural. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.