Busca avançada
Ano de início
Entree

Sintese de pirrolidinas e piperidinas poliidroxiladas com potencial atividade inibidora de glicosidases a partir de enecarbamatos endociclicos de cinco e seis membros.

Processo: 00/07065-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2000
Data de Término da vigência: 22 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Carlos Roque Duarte Correia
Beneficiário:Ariel Lazaro Llanes Garcia
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Reação de Heck
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Azcucares | Iminoacucares | Inibidores De Glicosidases | Oxidacao De Sharpless | Reacao De Heck

Resumo

Pirrolidinas e piperidinas poliidroxiladas (geralmente conhecidas como azaçúcares) têm atraído grande interesse por sua habilidade de inibir a atividade de glicosidases. As glicosidases estão envolvidas em inúmeros processos biológicos importantes, tais como: a digestão, a biosíntese de glicoproteínas e o catabolismo de polissacarídeos e glicoconjugados. Os inibidores de glicosidases têm mostrado extraordinárias potencialidades terapêuticas no tratamento de enfermidades metabólicas, na inibição de metástases tumorais e como substâncias antivirais, incluindo a importante atividade contra o vírus de imunodeficiência humana (HIV). O principal objetivo deste projeto é a síntese de três azaçúcares: a 2,3-trans-3,4-trans-2-hidróximetil-3,4- diidróxipirrolidina racêmica, a 2,3-trans-3,4-trans-2-hidróximetil-3,4-diidróxipiperidina racêmica e a (2R,3R,4R,5R)-2,5-diidróximetil-3,4-diidróxipirrolidina, através de uma nova metodologia, relativamente curta e que pode ser utilizada de forma estereosseletiva. Esta metodologia utilizará enecarbamatos endocíclicos como substratos de partida e empregará como etapa chave a reação de arilação de Heck com sais de diazônio, combinada ao procedimento de oxidação de Sharpless de anéis aromáticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)