Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao da taxa de infusao minima de propofol e propofol/lidocaina em caes. estudo cardiovascular e farmacocinetico.

Processo: 00/00321-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2000
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Stelio Pacca Loureiro Luna
Beneficiário:Rodrigo Mannarino
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Analgesia   Lidocaína   Cães   Propofol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analgesia | Caes | Lidocaina | Propofol | Taxa De Infusao Minima

Resumo

A anestesia injetável é provavelmente a técnica anestésica mais amplamente utilizada nas clínicas veterinárias de pequenos animais em todo o país. Tal fato ocorre por motivos diversos como custo baixo, facilidade na compra dos fármacos, fácil execução, dispensa de equipamentos específicos, além de não necessitar de profissional especializado. A vantagem de se optar pela anestesia injetável é a facilidade de produzir cada um dos componentes da anestesia (inconsciência, analgesia, relaxamento muscular e proteção neurovegetativa) com doses definidas dos diversos fármacos. Na literatura há uma controvérsia muito grande das doses de propofol necessárias para prover analgesia satisfatória para realização de procedimentos cirúrgicos. Este trabalho tem como objetivo definir as taxas mínimas de infusão do propofol e associação deste com a lidocaína para anestesia intravenosa em cães, avaliando-se os efeitos cardiovasculares e a farmacocinética das duas técnicas. A taxa de infusão mínima de propofol será inicialmente calculada em 10 cães. Em seguida nestes mesmos cães administrar-se-á lidocaína em infusão contínua para avaliar o grau de potencialização deste fármaco sobre a taxa de infusão mínima de propofol. Numa segunda fase, 6 animais serão aleatoriamente alocados em 2 grupos conforme descrito acima para avaliação dos efeitos cardiovasculares e perfil farmacocinético das duas técnicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MANNARINO, Rodrigo. Determinação da taxa de infusão mínima de propofol e propofol associado a lidocaína em cães (Cannis familaris). 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina. Botucatu Botucatu.