Bolsa 02/04346-4 - Óxido nítrico, Glutamatos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Moleculas relacionadas com neuroprotecao e neurodegeneracao no sistema visual: efeitos de lesoes perifericas e centrais.

Processo: 02/04346-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luiz Roberto Giorgetti de Britto
Beneficiário:Samuel Soares Batista
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/13510-0 - Comunicação celular no sistema visual de vertebrados, AP.TEM
Assunto(s):Óxido nítrico   Glutamatos   Córtex visual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cortex Visual | Glutamato | Nucleo Geniculado Lateral | Oxido Nitrico | Proteinas Ligantes De Calcio

Resumo

Os íons cálcio exercem um papel de suma importância dentro da célula, regulando uma variedade de processos, incluindo metabolismo celular, expressão gênica, ciclo celular, morte celular e processos de transdução de sinais intracelulares. Os níveis intracelulares destes íons devem ser controlados, sob risco de lesões neuronais irreversíveis. O glutamato e seus receptores representam uma das importantes vias de entrada de cálcio nos neurônios, que por sua vez pode ser tamponado por algumas proteínas ligantes de cálcio, como calbindina, parvalbumina e calretinina, que têm por isso sido associadas com processos de neuroproteção. Da mesma forma, o óxido nítrico parece ter participação na proteção celular, sendo sua síntese dependente de ativação de receptores de glutamato do tipo NMDA. No presente trabalho, propomo-nos a estudar as modificações ocorridas na expressão das proteínas ligantes de cálcio, dos receptores de glutamato e da sintase do óxido nítrico no núcleo geniculado lateral após enucleação retiniana, e no córtex visual de ratos, após lesão do núcleo geniculado lateral, usando métodos de marcação por imunoperoxidase. Nossos resultados poderão acrescentar dados sobre a organização destes sistemas e facilitar o entendimento da sua participação nos mecanismos de proteção neuronal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)