Busca avançada
Ano de início
Entree

Moleculas relacionadas com neuroprotecao e neurodegeneracao no sistema visual: efeitos de lesoes perifericas e centrais.

Processo: 02/04346-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2002
Vigência (Término): 31 de agosto de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luiz Roberto Giorgetti de Britto
Beneficiário:Samuel Soares Batista
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/13510-0 - Comunicação celular no sistema visual de vertebrados, AP.TEM
Assunto(s):Óxido nítrico   Glutamatos   Córtex visual

Resumo

Os íons cálcio exercem um papel de suma importância dentro da célula, regulando uma variedade de processos, incluindo metabolismo celular, expressão gênica, ciclo celular, morte celular e processos de transdução de sinais intracelulares. Os níveis intracelulares destes íons devem ser controlados, sob risco de lesões neuronais irreversíveis. O glutamato e seus receptores representam uma das importantes vias de entrada de cálcio nos neurônios, que por sua vez pode ser tamponado por algumas proteínas ligantes de cálcio, como calbindina, parvalbumina e calretinina, que têm por isso sido associadas com processos de neuroproteção. Da mesma forma, o óxido nítrico parece ter participação na proteção celular, sendo sua síntese dependente de ativação de receptores de glutamato do tipo NMDA. No presente trabalho, propomo-nos a estudar as modificações ocorridas na expressão das proteínas ligantes de cálcio, dos receptores de glutamato e da sintase do óxido nítrico no núcleo geniculado lateral após enucleação retiniana, e no córtex visual de ratos, após lesão do núcleo geniculado lateral, usando métodos de marcação por imunoperoxidase. Nossos resultados poderão acrescentar dados sobre a organização destes sistemas e facilitar o entendimento da sua participação nos mecanismos de proteção neuronal. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BATISTA, Samuel Soares. Moléculas relacionadas com neuroproteção e neurodegeneração no sistema visual: efeitos de lesões periféricas e centrais. 2006. 148 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.