Busca avançada
Ano de início
Entree

A docencia frente a ruptura teoria-pratica: identificacao de dificuldades e analise dos efeitos de um programa de educacao continuada orientado pelas queixas de professores recem-formados.

Processo: 99/02495-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1999
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Kester Carrara
Beneficiário:Andreia Bueno Pimentel
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao | Formacao Continuada Professor | Formacao De Professores | I Grau | Psicologia

Resumo

O presente trabalho pretende investigar, a partir de informações derivadas de entrevistas com professores recém-formados, quais suas dificuldades de interação com os alunos em sala de aula, para em seguida elaborar um programa de apoio instrucional baseado em pressupostos teóricos da Análise do Comportamento. O projeto envolverá sujeitos que estiverem atuando no 1º grau de uma escola da rede municipal de Marília, e se constituirá de 2 etapas: a 1ª terá caráter eminentemente descritivo, onde os dados colhidos demonstrarão as situações caracterizadas pelos professores, através de um questionário semi-estruturado; a 2ª buscará trabalhar com as dificuldades de interação destacadas pelos docentes, após categorização, através de encontros individuais e grupais, mediante auxílio de textos e outros materiais ilustrativos que comporão um programa instrucional sistemático baseado em contingências personalizadas. Uma análise comparativa dos resultados anteriores e posteriores ao procedimento adotado será realizada visando aferir a eficácia do programa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)