Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de compatibilidade farmaco-excipiente e avaliacao da estabilidade de farmacos e medicamentos utilizados na terapeutica anti-hiv/aids.

Processo: 00/03130-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2003
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Silvia Storpirtis
Beneficiário:Adriano Antunes de Souza Araujo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise térmica   Controle da qualidade   HIV   Antirretrovirais   Estabilidade de medicamentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Termica | Antiretrovirais | Controle De Qualidade | Estabilidade De Medicamentos | Hiv/Aids | Pre-Formulacao

Resumo

O número de fármacos utilizados na terapêutica antiviral, assim como o desenvolvimento farmacotécnico de formas farmacêuticas e dos métodos de validação dos mesmos tem aumentado significativamente na última década, principalmente em resposta à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e demais infecções intercorrentes. Hoje, após 20 anos de disseminação da infecção em todo o mundo, pode-se contar com 14 fármacos potencialmente ativos no combate direto ao HIV. O primeiro a ser utilizado, a zidovudina (AZT), foi aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration-EUA) em 1987. Desde então, estudos de avaliação do AZT já apontavam diferenças significativas no quadro de evolução da AIDS entre pacientes tratados e não-tratados. Tendo em vista a necessidade de desenvolvimento de formulações farmacêuticas mais eficazes e seguras, assim como a realização de testes de estabilidade e análise dos fármacos e medicamentos antiretrovirais atualmente disponíveis no mercado, propomos a otimização de métodos analíticos voltados à produção e controle de qualidade desta série terapêutica, em especial o AZT. Para tal, utilizar-se-á como principais ferramentas as técnicas termoanalíticas, a cromatografia liquida de alta eficiência (HPLC), a espectroscopia na região do infravermelho (I.V.) e a difração de raio X (DRX). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAUJO, Adriano Antunes de Souza. Análise térmica e determinação dos parâmetros cinéticos de preparações farmacêuticas e novas especialidades de zidovudina (AZT). 2003. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.