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Concepções de linguagem e aspectos linguísticos priorizados no estabelecimento de relações entre cognição e linguagem na ciência cognitiva

Processo: 01/12237-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2002
Data de Término da vigência: 31 de março de 2004
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lourenço Chacon Jurado Filho
Beneficiário:Vivian Ferreira Dias
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Neurolinguística   Linguagem   Cognição   Ciência cognitiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cognicao | Discurso | Linguagem | Neurolinguistica

Resumo

A Ciência Cognitiva tem como propósito estudar/simular os aspectos da cognição humana (dentre eles a linguagem). No entanto, os estudiosos desse campo do saber científico têm encontrado barreiras para a realização desse propósito. Visando a diminuição de tais barreiras, a proposta do presente estudo é investigar, em linhas gerais, a noção de linguagem e os aspectos lingüísticos privilegiados por Jerry Fodor (importante representante da Ciência Cognitiva) para o estabelecimento de relações entre cognição e linguagem. Tal investigação será baseada em material representativo de estudos do autor que tratam da relação acima citada, escolhido de modo a ilustrar concepções de linguagem e aspectos lingüísticos priorizados no estabelecimento dessa relação. Os resultados dessa coleta de material serão analisados com base em subsídios teóricos provenientes do campo dos estudos lingüísticos, com ênfase especial naqueles desenvolvidos em áreas como a Análise do Discurso e a Neurolingüística. (AU)

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