Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos estatisticos para avaliacao da associacao entre poluicao atmosferica e marcadores de morbi-mortalidade na cidade de sao paulo.

Processo: 96/11980-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1998
Data de Término da vigência: 31 de março de 1999
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Julio da Motta Singer
Beneficiário:Gleice Margarete de Souza Conceição
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Morbidade   Poluição   Doenças respiratórias   Mortalidade   Fisiopatologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doencas Respiratorias | Fisiopatologia | Morbidade | Mortalidade | Poluicao | Tecnicas Estatisticas

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar os efeitos causados pela poluição atmosférica sobre a saúde dos habitantes da cidade de São Paulo. Deseja-se estimar os danos causados à saúde de diferentes subpopulações, identificando, se possível, quais delas se mostram mais suscetíveis à ação da poluição e quais poluentes interferem com maior intensidade na morbidade e/ou mortalidade nesses grupos. Pretende-se também comparar diferentes procedimentos e técnicas estatísticas de análise para tratamento desse tipo de dado. Para tanto, serão utilizados diversos bancos de dados, de populações em diferentes faixas etárias, com as seguintes informações básicas: - admissões em pronto socorro e suas respectivas causas, em hospitais da rede pública e conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS); - mortalidade e suas respectivas causas, obtidas através do Programa de Aprimoramento de Informações de Mortalidade no Município de São Paulo (PROAIM); - concentração atmosférica de poluentes e condições climáticas, obtidas da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB). A análise estatística será realizada por meio de técnicas para tratamento de séries temporais, envolvendo o estudo de medidas de correlação e a construção de modelos de regressão múltipla. É de especial interesse o desenvolvimento de modelos matemáticos para análise desse tipo de problema, bem como a avaliação e comparação de diferentes técnicas de estimação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)