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Criancas com atraso escolar - avaliacao psicologica atraves do htp e tpc.

Processo: 94/01524-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1994
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1996
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Sonia Regina Loureiro
Beneficiário:Adriana Vilela Jacob
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atraso Escolar | Dificuldade Escolar | Pfister | Tecnica Grafica

Resumo

A capacidade adaptativa da criança à situação escolar envolve mais do que simplesmente a sua capacidade de realização acadêmica, denotando seu nível de desenvolvimento e seus recursos de saúde mental. Entretanto, um número elevado de crianças apresentam dificuldades escolares, chegando a ser encaminhadas a serviços especializados. Nesta população encontram-se muitas crianças que apesar de um potencial intelectual razoável apresentam atraso escolar, o que pode estar associado a dificuldades emocionais. Objetiva-se no presente trabalho caracterizar, através de técnicas de avaliação psicológica HTP e TPC, os fatores afetivos e emocionais apresentados por 25 crianças do Ciclo Básico, com idade entre 9 e 12 anos, de ambos os sexos, encaminhadas a serviços de saúde com especialidade em Psicopedagogia do município de Ribeirão Preto, e que apresentem atraso escolar apesar de terem obtido na avaliação de nível intelectual escores correspondentes a uma inteligência pelo menos limítrofe à média. Para tal, proceder-se-á a comparação dos dados obtidos por esse grupo de sujeitos nas técnicas HTP e TPC, com os obtidos por um grupo de 25 sujeitos com desempenho escolar satisfatório e idade compatível à série cursada, pareados por idade, sexo e escolaridade dos pais. A partir destes dados espera-se caracterizar o perfil afetivo dos sujeitos com queixa de atraso escolar e detectar os indicadores específicos de comprometimento emocional associados, bem como, comparar o perfil afetivo das crianças dos dois grupos acima mencionados. (AU)

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