Busca avançada
Ano de início
Entree

A representacao dos pobres nas pinturas caravaggescas religiosas napolitanas.

Processo: 99/11700-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2000
Data de Término da vigência: 31 de março de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Luciano Migliaccio
Beneficiário:Dalila Doring Sousa
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bartolomeo Passante | Caravaggismo Napolitano | Contra Reforma | Imagens Populares | Mecenatismo | Pinturas Religiosas

Resumo

O Caravaggismo constitui um campo fecundo de estudos que compreendem questões de natureza sociológica, histórica, cultural e iconológica ocasionando, assim, variadas abordagens metodológicas sobre o tema. Propomo-nos, pois, através de uma chave de interpretação iconográfico elucidar o fenômeno da representação dos pobres observado numa amostra de pinturas religiosas caravaggescas napolitanas relacionadas com a "Adoração dos Pastores" de Bartolomeo Passante no MASP, utilizando concomitantemente os métodos: Histórico e Monográfico. O primeiro será aplicado para uma investigação sobre o contexto em que as obras foram criadas abordando os aspectos artísticos, sociais e religiosos, isto é, a posição dos artistas caravaggescos na sociedade napolitana, as relações entre os mesmos e os seus mecenas, as motivações, inclinações, gostos ou critérios que levaram às encomendas das obras religiosas e o método Monográfico será aplicado no estudo e na análise das obras escolhidas as quais constituem uma série iconográfico relativa aos tipos populares encontrados nas mesmas. Tal análise desdobrar-se-á em uma história crítica das obras, em aproximações entre as mesmas pelos seus temas, estilos, técnicas, comitentes e os influxos por elas recebidos e exercidos em seu contexto bem como os influxos existentes entre as pinturas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUSA, Dalila Doring. A representação dos pobres nas pinturas religiosas do caravaggismo napolitano. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.