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Saberes, prescricoes e representacoes relativas a pratica docente em sala de aula: um estudo dos manuais de didatica nos anos de 1930 a 1970.

Processo: 99/02788-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1999
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Denice Barbara Catani
Beneficiário:Vivian Batista da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formacao De Professores | Historia Da Educacao | Historia Do Ensino | Manuais De Didatica | Saberes Pedagogicos

Resumo

Este projeto propõe-se a analisar manuais de Didática utilizados em cursos de formação de professores primários entre os anos de 1930 e 1970. Tal análise pretende investigar as características dos conhecimentos produzidos e divulgados no período com vistas a conformar a ação docente pela sugestão de procedimentos, regras ou atividades a serem reproduzidas pelos professores na situação de aula. Assim, o intuito é contribuir para a compreensão de como esses saberes foram incorporados aos atuais discursos sobre o ensino e as expectativas hoje visualizadas a respeito da prática pedagógica. O trabalho dá continuidade ao projeto desenvolvido em nível de Iniciação Científica junto à FAPESP e intitulado Imprensa Periódica Educacional Paulista (1890-1990): "Saberes Pedagógicos" / "Formação de Professores". O estudo deverá tomar os manuais de Didática como fonte principal, esse material será núcleo informativo para a compreensão dos discursos sobre o ensino e será considerado também como objeto de estudo, interessando conhecer em seu conteúdo a proposição de saberes relativos à prática docente em sala de aula. Deverão ser examinados, ainda, os currículos e programas da Escola Normal no período de interesse, a fim de identificar os conteúdos que concorriam para o preparo pedagógico dos futuros professores. Publicações de revistas educacionais serão utilizadas para conhecer representações circulantes sobre o ensino e, eventualmente, apreender o modo pelo qual os compêndios eram recomendados para as Escolas Normais. (AU)

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