Busca avançada
Ano de início
Entree

Autonomia - do cliche aos paradoxos da pratica pedagogica.

Processo: 00/10225-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Roseli Aparecida Cação Fontana
Beneficiário:Maria Lucia Queiroz Guimaraes Hernandes
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Trabalho docente   Autonomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autonomia | Curriculo Em Acao | Educacao | Mecanismo De Controle | Trabalho Docente

Resumo

Este trabalho propõe-se a estudar questões relativas ao exercício da autonomia na dinâmica interativa produzida na escola. Assumindo que as origens e as explicações para o desenvolvimento e funcionamento da moralidade devem ser buscadas nas interações sociais (Vygotsky, Luria, Aranha e Martins) e ancorado nos princípios delineados por Vygotsky no que diz respeito ao desenvolvimento da atividade voluntária e ao papel da função reguladora da palavra e do outro nesse processo, pretende-se desenvolver um estudo de caso sobre os modos de participação da professora no desenvolvimento da autonomia nas relações de ensino. Frente a isso, define-se como locus da investigação o currículo em ação (Geraldi, 1994) vivido por professora e alunos destacando-se aí os processos de regulação e auto-regulação produzidos na organização do trabalho docente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HERNANDES, Maria Lucia Queiroz Guimaraes. Autonomia: do cliche aos aos paradoxos da pratica pedagogica. 0000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.