Busca avançada
Ano de início
Entree

Metacognicao e desenvolvimento profissional: uma investigacao junto a professores de matematica.

Processo: 98/15625-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1999
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria Ângela Miorim
Beneficiário:Ana Cristina Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Metacognição   Desenvolvimento profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento Didatico | Desenvolvimento Profissional | Metacognicao

Resumo

Partindo da premissa - demonstrada por inúmeros estudos realizados em outros países - de que o estudo da metacognição possibilita uma compreensão mais aprofundada do processo de ensino-aprendizagem, propomos um estudo junto a professores de Matemática de escolas públicas, a ser desenvolvido em três fases: 1ª) Aproximação: seleção dos sujeitos e identificação de seus processos metacognitivos. 2ª) Intervenção: acompanhamento dos professores: análise e avaliação de seu conhecimento de conteúdo pedagógico, estudo, reflexão e implementação de alternativas metacognitivas. 3ª) Avaliação do processo: análise das possíveis mudanças ocorridas nas habilidades metacognitivas e no conhecimento de conteúdo didático dos professores. As conclusões deste estudo contribuirão para a Ed. Matemática e para os programas de Ed. Continuada de professores desta área Matemática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Ana Cristina. Metacognição e desenvolvimento profissional de professores de matematica: uma experiencia de trabalho colaborativo. 0000. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.