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O ciclo de vida familiar: um estudo transgeracional.

Processo: 98/00456-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1998
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Zélia Maria Mendes Biasoli-Alves
Beneficiário:Stella Maria Poletti Simionato Tozo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Família
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclo Vital Familiar | Familia | Familia - Geracoes | Familia E Individuo | Relacoes Intergeracionais | Vida Familiar

Resumo

A família vem sendo objeto de estudo das Ciências Humanas, principalmente nas últimas décadas. Esta tendência tem se dado em razão de debates e polêmicas que este tema vem trazendo à sociedade, pois as rápidas alterações que as famílias contemporâneas têm mostrado nas suas relações internas, e as diferentes configurações em sua estrutura, suscitam novos questionamentos e novos direcionamentos nas pesquisas. Interessa indagar: como estas alterações vêm se dando dentro das famílias? Como acontecem as transformações de uma geração para outra? Biasoli-Alves (1995) salienta que as relações que se estabelecem na família entre gerações diferentes compõem a socialização ao longo da vida, e que há aproximações e distanciamentos nas formas de perceber o mundo e a evolução entre indivíduos que desempenham papéis diversos. Dentro deste contexto surge a proposta desta pesquisa, que pretende estudar como o ciclo de vida da família pertencente aos segmentos médios urbanos vem se alterando ao longo do século XX. Considerando que as gerações são portadoras de história e de representações de mundo, e que estão construídas umas em relação às outras, toma-se relevante estudar como vem se dando a transmissão, ou até a transformação, da vida familiar. Este projeto prevê dois estudos: um primeiro quantitativo, em que se pretende levantar informações sobre famílias formadas na década de 30-40 e as gerações que vieram a existir a partir delas, caracterizando então a sua composição ao longo do tempo, o que será feito através de entrevista estruturada e com um número limitado de questões. Um segundo estudo, em que através de história de vida temática, com elementos de cada geração de uma mesma família, buscar-se-á descrever o cotidiano, os relacionamentos, as representações que cada geração faz, as similaridades e diferenças que vão acontecendo com o passar do tempo, e analisar a vivência nas diferentes etapas do ciclo de vida familiar e seu entrecruzamento com o ciclo vital do indivíduo. (AU)

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