Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnostico citologico e histologico por biopsia aspirativa e por biopsia cortante, comparados ao exame post-mortem do figado em caes hepatopatas.

Processo: 95/06577-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 1996
Data de Término da vigência: 30 de junho de 1998
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Enio Pedone Bandarra
Beneficiário:Raimundo Alberto Tostes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Fígado   Citologia   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biopsia Hepatica | Caes | Citologia | Figado | Patologia Hepatica

Resumo

O presente projeto objetiva comparar os resultados diagnósticos obtidos através do exame citológico do fígado, achados histológicos obtidos através de biópsia hepática por agulha tipo Menghini e por agulha tipo Tru-Cut com os achados histopatológicos da análise do tecido hepático coletado através do exame "post-mortem" de cães portadores de hepatopatias que sejam encaminhados ao Serviço de Anatomia Patológica Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNESP, Campus de Botucatu. Avaliando técnicas que sirvam como recurso potencial na observação dos aspectos morfológicos do tecido hepático para a eficiência no diagnóstico de hepatopatias em cães. As amostras do tecido hepático serão tomadas em duas biópsias, utilizando-se a técnica de biópsia padrão percutânea transabdominal, com a primeira biópsia sendo feita através de agulha do tipo Menghini* e a segunda biópsia através de agulha do tipo Tru-Cut**. Em seguida será procedida a Citologia Aspirativa Hepática por Agulha Fina (0,7 x 120mm) acoplada a uma seringa de 3 ml, bem como serão feitos imprints das amostras de biópsia, antes de sua fixação em formalina, para o diagnóstico citológico. Após os procedimentos de biópsia e citologia, os animais serão necropsiados para avaliação macro e microscópica do fígado, a fim de avaliar a concordância ou discrepância entre os resultados das técnicas utilizadas com o resultado do exame histopatológico "post-mortem" do fígado. O teste do x2 e Cálculo de Proporção de Positividade serão usados para análise estatística dos dados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)