Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção de uma bomba de calor aplicada a secagem frutas e hortaliças

Processo: 01/02037-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2001
Vigência (Término): 30 de novembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Vânia Regina Nicoletti Telis
Beneficiário:Rafael Queiroz
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Tomate   Secagem   Qualidade do produto

Resumo

Entre os principais parâmetros responsáveis pela preservação da qualidade de frutos desidratados encontram-se a umidade e a temperatura do ar de secagem. A utilização de parâmetros inadequados para desidratação de determinado produto pode levar a perda de aromas, alteração na cor, textura e sabor, e a perda de nutrientes. Uma bomba de calor conectada ao secador permite o controle do ar de secagem, gerando produtos de melhor qualidade com menor consumo energético. Este sistema é composto basicamente por um compressor, um condensador a ar, um evaporador e o fluido refrigerante. Neste trabalho, pretende-se construir um secador acoplado a uma bomba de calor com ciclo de compressão mecânica que funcionaria com temperaturas mais baixas que as utilizadas normalmente, de modo a obter alguns produtos desidratados com características físicas e sensoriais desejáveis (menor encolhimento e textura mais macia). O desempenho do equipamento construído será testado na secagem de tomates. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
QUEIROZ‚ R.; GABAS‚ AL; TELIS‚ VRN. Drying kinetics of tomato by using electric resistance and heat pump dryers. Drying Technology, v. 22, n. 7, p. 1603-1620, 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
QUEIROZ, Rafael. Secagem de tomate utilizando secadores resistivos e com bomba calor. 120 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.