Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrões de distribuição espacial e dinâmica sucessional de comunidades de macroalgas lóticas tropicais

Processo: 02/12476-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 31 de março de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Orlando Necchi Junior
Beneficiário:Fabio Renato Borges
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Algas   Ecossistemas lóticos   Distribuição espacial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Distribuicao Espacial | Macroalga | Microhabitat | Nicho Ecologico | Rio | Sucessao

Resumo

Este projeto está dividido em duas abordagens, sendo a primeira relacionada com o estudo do padrão de distribuição espacial de macroalgas de ecossistemas lóticos de três regiões; e outra que compreende um experimento de sucessão ecológica. A primeira parte do experimento objetiva: 1) avaliação de aspectos da estrutura de comunidades (riqueza e abundância de espécies e influência de variáveis ambientais) em três ecossistemas lóticos distintos (bacia do Rio Preto, representando região degradada; região de Bonito, representando um ambiente de águas duras; e região de Ubatuba, representando ambientes de Mata Atlântica bem preservados); 2) verificar através de índices de sobreposição e amplitude de nicho a ocorrência e grau de competição ou repartição de nicho entre as espécies encontradas nestes ambientes e quais os recursos limitantes responsáveis por essa relação; 3) comparar os padrões de distribuição encontrados nestes ecossistemas, verificando se são coincidentes e avaliar as possíveis explicações para as suas semelhanças ou diferenças. A parte de sucessão ecológica visa: 1) descrever um evento de sucessão ecológica em curto período em um riacho da bacia do Rio Preto; 2) comparar as características da estrutura da comunidade ao final do período com aquelas observadas anteriormente; 3) avaliar se o padrão de distribuição da comunidade de macroalgas deste riacho obedece aos padrões temporais descritos em outros riachos estudados neste trabalho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FÁBIO R. BORGES; ORLANDO NECCHI JÚNIOR. Padrões de distribuição espacial de comunidades de macroalgas de ecossistemas lóticos tropicais. Rev. bras. Bot., v. 29, n. 4, p. 669-680, . (02/12476-5)
BORGES, FABIO RENATO; NECCHI, JR., ORLANDO. Dinâmica sucessional em curto período da comunidade de macroalgas em um riacho da região noroeste do Estado de São Paulo, Brasil. Acta Botanica Brasilica, v. 22, n. 2, p. 453-463, . (02/12476-5)