Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de atmosfera modificada ativa na qualidade e conservacao do morango tratado com cloreto de calcio em pos colheita e armazenamento sob refrigeracao.

Processo: 02/05363-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Rogério Lopes Vieites
Beneficiário:Cintia de Souza Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Morango   Cálcio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Calcio | Morango

Resumo

O experimento será conduzido com morangos (Fragaria x ananassa Duch.), cultivar 'Campinas' (IAC 2712). No primeiro experimento os morangos serão submetidos à imersão em diferentes concentrações de CaCI2: 1% (1,32% de CaCI2. 2H2O), 2% (2,63% de CaCI2. 2H2O), 3% (3,95% de CaCI2. 2H2O) e 4% (5,26% de CaCI2. 2H2O), sendo armazenados a 0ºC ± 1ºC/90± 5% UR por 12 dias e avaliados quanto à perda de massa fresca, aparência, tempo de vida útil, incidência de doenças, teor de sólidos solúveis, acidez titulável, pH, textura e análise sensorial. No segundo experimento os morangos serão submetidos à imersão em CaCI2, na melhor concentração pré-estabelecia do primeiro experimento, sendo em seguida acondicionados em embalagens de Polietileno Tereftalatado (PET), com fechamento hermético com filme de cloreto de polivinila (PVC) esticado, com diferentes misturas gasosas: 5% O2 e 1% CO2; 5% O2 e 2% CO2; 5% O2 e 3% CO2; 5% O2 e 5% CO2. Os frutos serão armazenados a 0ºC ± 1ºC/90± 5% UR por 12 dias, sendo avaliados quanto à perda de massa fresca, aparência, tempo de vida útil, incidência de doenças, sólidos solúveis totais, acidez total, pH, vitamina C, açúcar redutor e total, textura, análise sensorial e atividade da enzima peroxidase. O delineamento experimental para os dois experimentos será inteiramente casualizado, com 5 tratamentos e 10 repetições para o grupo controle e 4 repetições para o grupo parcela. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Cintia de Souza. Qualidade e conservação do morango tratado em pós-colheita com cloreto de cálcio e do armazenamento em atmosfera modificada ativa. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.