Busca avançada
Ano de início
Entree

Sintese de trissacarideos e nucleosideos carbociclicos com potencial atividade inibitoria da enzima gliceraldeido-3-fosfato desidrogenase glicossomal (ggapdh) do "t. cruzi".

Processo: 01/00574-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2001
Vigência (Término): 31 de julho de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Arlene Gonçalves Corrêa
Beneficiário:Christiane Mapheu Nogueira
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Chagas   Trissacarídeos   Trypanosoma cruzi

Resumo

A doença de Chagas, bem como outras doenças tropicais, representa um grave problema de saúde pública, inutilizando, anualmente, milhares de pessoas. Não há uma quimioterapia efetiva para os doentes chagásicos. Este projeto com o auxílio do estudo de inibição da enzima gliceraldeído-3-fosfato desidrogenase glicossomal do T. cruzi (gGAPDH), principal proteína do metabolismo intermediário da glicose, vis a a síntese de potenciais drogas antichagásicas. As substâncias sintetizadas serão: um trissacarídeo encontrado numa mistura da fração n-butanólica do extrato metanólico dos galhos da Rapanea umbellata que apresentou uma excelente atividade inibitória da enzima gGAPDH e um nudeosídeo carbocídico desenhado por métodos computacionais. Baseado na estrutura do trissacarídeo será construída uma biblioteca combinatória de oligossacarídeos, utilizando-se a estratégia de síntese em fase sólida. Todos os produtos sintetizados serão avaliados através de bioensaios com relação atividade inibitória da enzima gGAPDH. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)