Busca avançada
Ano de início
Entree

Sintese e caracterizacao de compositos de matriz ceramica via pirolise de polimeros de silicio.

Processo: 98/07025-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1998
Vigência (Término): 30 de setembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Inez Valeria Pagotto Yoshida
Beneficiário:Marco Antônio Schiavon
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nitreto de silício

Resumo

Este projeto envolve a conversão de polímeros de silílico como polissilanos, po(silano-co-silazano) e polissiloxanos em materiais compósitos baseados em SiC, SiCxNy e SiCxOy, tanto na presença quanto na ausência de "fillers". Os compósitos serão caracterizados por espectroscopia de infravermelho e ressonância magnética nuclear de 29Si e 13C para a determinação da composição dos compósitos, análise termogravimétrica sob atmosfera de argônio e sob ar sintético para avaliação da estabilidade termooxidativa, análise termo-diferencial para avaliar processos de cristalização e de possíveis transições de fase nos compósitos, medidas de densidade, difração de raios-X no pó que auxiliará nas determinações de fases cristalinas do material e microscopia eletrônica de varredura. Pretende-se ainda selecionar os polímeros precursores que apresentarem propriedades reológicas adequadas para a formação de filmes, e aqueles que apresentarem bons rendimentos de conversão cerâmica para o recobrimento de laminados bidirecionais de fibras de carbono e obtenção de monólitos compósitos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCHIAVON‚ M.A.; RADOVANOVIC‚ E.; YOSHIDA‚ I.V.P. Microstructural characterisation of monolithic ceramic matrix composites from polysiloxane and SiC powder. Powder Technology, v. 123, n. 2, p. 232-241, 2002.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCHIAVON, Marco Antônio. Polissiloxanos polissilazanos como precursores de materiais ceramicos e suas aplicacões na obtenção de compositos de matriz ceramica. 2002. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Quimica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.